Visitando o Chalet da Condessa, em Sintra
Quando pensamos em Sintra, lembramo-nos automaticamente do famoso e fantástico Palácio da Pena, contudo, podemos encontrar nesta vila muitos outros lugares de beleza única e atmosfera inesquecível. O Chalet da Condessa d’Edla é um exemplo maravilhoso disso, considerado por muitos como o maior e mais emblemático parque romântico alguma vez concebido em Portugal.
Este edifício foi criado entre 1864 e 1869 por D. Fernando II e Elise Hensler, Condessa d’Edla e sua futura segunda mulher, como o seu refúgio e espaço de recreio. O Chalet e o seu jardim localizados na zona ocidental do Parque da Pena caracterizam-se pela sua privacidade e atmosfera romântica e pela arquitectura dos Chalets Alpinos.
A sua decoração interior e exterior é eclética e podemos destacar as pinturas murais, os estuques, os azulejos e o uso exaustivo da cortiça como elemento ornamental. O jardim que envolve o Chalet reúne vegetação proveniente dos quatro cantos do mundo, conformando uma paisagem exótica. No jardim também podemos encontrar um grupo de pedras de granito monumentais, que proporcionam vistas de perder a respiração para o vale, o mar, o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e a Cruz Alta, acentuando o romantismo, quer da construção, quer do conjunto paisagístico.
O Chalet e o jardim da Condessa d’Edla foram classificados como Imóvel de Interesse Público em 1993, integrando-se na Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1995. Atualmente o Chalet encontra-se em fase de reconstrução, uma vez que foi parcialmente destruído por um incêndio, contudo está reaberto ao público desde 2011 e proporciona a todos os visitantes uma visita única tanto pelo Chalet como pelos seus jardins.
Se deseja sentir todo o romantismo e energia que esta atração tem para lhe transmitir, visite o nosso site e descubra mais sobre os nossos tours em Sintra. Garantimos-lhe um dia inesquecível, num passeio único e à sua medida!