(+351) 936 000 616
USA (+1) (704) 802 9566
  • Português
  • English
  • Traduza com o Google:

Uma Visita única aos Jardins do Palácio da Pena

No passado mês de Agosto de 2014, a Portugal Premium Tours esteve nos jardins do Palácio da Pena para conhecer os Cavalos Ardennais, introduzidos nos Parques de Sintra em 2010, para dar apoio aos trabalhos florestais, nomeadamente no transporte de madeira.

Caminhando no Vale dos Lagos

A visita começou com um passeio pelo Parque da Pena, no Vale dos Lagos, um local romântico e de beleza incontestável. Durante todo o percurso fomos acompanhados por uma das guias do Parque, que nos explicou não só o seu contexto histórico como a evolução da flora e fauna que aqui encontramos.

Vale dos Lagos, Sintra

O Parque é fruto da criatividade de D. Fernando II, o rei artista que aqui residiu durante o Séc. XIX. Este parque, com mais de quinhentas espécies arbóreas, foi inspirado no Romantismo e é considerado o expoente máximo deste estilo em Portugal, com referências arquitetónicas de influência manuelina e mourisca.

Aqui podemos encontrar caminhos serpenteantes, bancos de pedra bem como árvores e outras plantas provenientes dos quatro cantos do mundo. Ficámos a conhecer, entre outras, a Ginkgo Biloba, os Fetos, a Gilbardeira (muito semelhante ao Azevinho), os Loureiros, o Carvalho e o Azevinho.
O parque tem também algumas plantas infestantes, caso do Pitosporo e das Acácias, que são prejudiciais para o bom desenvolvimento das espécies arbóreas próprias do Parque. Ao longo dos anos têm sido desenvolvidas atividades de voluntariado para controlo destas espécies arbóreas infestantes em que todos podem participar, acompanhados por técnicos, na sua maioria biólogos.

A conhecer as árvores

Após uma pequena e entusiasmante caminhada pelo Vale dos Lagos, chegámos ao local onde se encontrava já o Valseur, um dos Cavalos Ardennais do Parque da Pena. Estes cavalos, originários da Bélgica, desempenham um papel muito importante, uma vez que permitem a recolha de madeiras sem que o solo e o espaço envolvente sejam danificados, preservando assim a sua paisagem natural, Património Natural pela UNESCO.

Valsoir

Os Cavalos Ardennais funcionam através de comandos de voz, dados pela pessoa que os conduz. Ao contrário do que estamos habituados a ver, neste caso, o cavalo está equipado com uma rédea muito cumprida permitindo que o Homem fique atrás do cavalo, a uma distância considerável, a dar as indicações. Este é um trabalho de equipa, onde o Homem e o cavalo têm de estar em perfeita harmonia para que tudo funcione da melhor forma.

Valsoir a demonstrar o seu trabalho

Tivemos oportunidade de ver o Valseur, com cerca de 8 anos (os Ardennais podem trabalhar até aos seus 20 anos), a manusear troncos de madeiras e a subir e descer rampas. Conseguimos ainda aproximar-nos dele e tocar-lhe, uma vez que estes cavalos, apesar do seu grande porte, pesam entre 600kg a 800kg, são muito dóceis e pacíficos.

Após a demonstração do Valseur dirigimo-nos para a Abegoaria, edifício do séc. XIX, que apesar do incêndio que sofreu em 1999, hoje está totalmente restaurado e possui, entre outras funcionalidades, as cavalariças onde os Ardennais ficam acomodados.

Durante esta visita tivemos também oportunidade para conhecer um dos projectos do Bio+Sintra – a construção de abrigos para o escaravelho Vaca-loura – cujo objectivo é disponibilizar locais para deposição dos ovos e aumentar a disponibilidade de alimento para as larvas deste inseto.

Sintra é por si só um sítio mágico e digno da sua visita e, como vê existem imensas actividades que podem ser experienciadas neste local. Além do parque sugerimos também a visita ao Palácio da Pena, ao Chalet da Condessa D’Edla e ao Castelo dos Mouros.

Se desejar um passeio privado, pode consultar os nossos tours de Sintra ou, se preferir desenharemos um programa especialmente para si, inspirado nos seus interesses e necessidades!

Sintra - Palácio da Pena

Se gostou do nosso artigo também poderá gostar dos nossos passeios