A região vitivinícola de Colares foi delimitada em 1908, tornando-se na segunda região demarcada mais antiga do país.
Acredita-se que a sua história começou com a introdução da casta “Ramisco” na região, pelo rei D. Afonso III (séc. XIII) que a teria trazido de França.
Contudo, foi só em 1865 que a região de Colares ficou famosa
devido à chegada a Portugal da filoxera. Um inseto, proveniente das Américas, atacou as raízes das videiras, dizimando a maioria das vinhas do país. Em Portugal, bem como em toda a Europa, a solução foi o começo da utilização de plantas americanas, resistentes aos insetos, enxertadas com castas europeias.
Em Colares, verificou-se que as vinhas em chão de areia, devido à profundidade das raízes, não permitiam a propagação do inseto como acontecia noutros tipos de solos e as vinhas não sofreram qualquer dano.
Atualmente, com uma área de vinha de 15 hectares e uma produção anual de 35.000 garrafas, são considerados os vinhos mais caros do país.
O tipo de solo, as castas autóctones, as práticas tradicionais de plantação das vinhas, o clima húmido e a proximidade do mar com ventos marítimos muito fortes conferem ao vinho características singulares.
No passeio As Maravilhas de Sintra ou no Sintra de Jeep 4×4, a Portugal Premium Tours tem como experiência opcional uma prova dos vinhos de Colares.
Dos quatro produtores de vinhos existentes na região a Adega Viúva Gomes foi uma das eleitas.
Uma adega que exala história e paixão pelo vinho da região!
A prova de vinhos é acompanhada de uma conversa com o produtor. Uma experiência única que não vai querer perder.
O vinho de eleição é:
Viúva Gomes Branco
Um verdadeiro ícone de Colares.
A casta Malvasia de Colares, autóctone da região demarcada, em conjunto com a envolvente marítima, tornam este vinho num branco mineral com aromas de maresia e iodo. Na boca é fresco com notas salinas, textura seca e acidez atlântica delicada.
Perfeito para um dia quente de verão.
Saúde!
Equipa Portugal Premium Tours