A Batalha é dominada pelo imponente Mosteiro de Santa Maria da Vitória, sendo este uma das maiores realizações da arquitectura manuelina em Portugal e um dos monumentos mais impressionantes de todo o país. Mas a Batalha tem mais para ver.
Junte-se a nós!
O património histórico da Batalha é admirável! Saiba o que deve visitar:
Classificado pela UNESCO como Património da Humanidade desde 2007, o Mosteiro da Batalha, ou Convento de Santa Maria da Vitória é uma das maiores jóias arquitectónicas Portuguesas.
A capela de São Jorge, apesar das suas escassas dimensões e aparente simplicidade, é um dos monumentos mais emblemáticos da célebre batalha que abriu caminho, em Portugal, ao governo da dinastia de Avis e que teve lugar nos campos de Aljubarrota.
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota é um espaço museulogico polinucleado que tem como objetivo a salvaguarda, estudo do campo de batalha ocorrida em 1385, bem como a divulgação histórica, do tempo, dos factos e ficções do séc. XIV.
Estas grutas foram descobertas em 1971. No seu interior encontrará um lugar de grande beleza natural repleto de fantásticas e únicas formações rochosas: as incríveis estalactites, estalagmites, couves-flor e colunas.
O Museu da Comunidade Concelhia é um projecto que retrata a vida deste território, desde as suas origens geológicas, paleontológicas e arqueológicas, percorrendo os principais acontecimentos históricos e artísticos até à actualidade.
Há muitas atividades a fazer Batalha. Veja como aproveitar a sua visita:
Situado numa encruzilhada de vias romanas das quais se salienta a que ligava a Olissipo (Lisboa) e Collipo (Batalha/Leiria), por aqui passaram, em 1385, os exércitos chefiados por D. Nuno Álvares Pereira, provenientes de Ourém a caminho de Aljubarrota e, quinhentos anos mais tarde, as tropas invasoras de Napoleão Bonaparte que deixaram um rasto de destruição e mortandade.
"Caminho" é o nome histórico da rua, protegida pela localmente contemplada Senhora do Caminho. E aqui encontram-se a História, a protecção do património e dos valores portugueses e a devoção das mãos de artesãos, artistas e designers.
A gastronomia da Batalha irá surpreendê-lo pelos ótimos pratos. Descubra o que deve provar:
Enchido (ou embutido) sem carne, recheado principalmente com sangue e gordura de porco e farinha ou arroz, de cor escura característica.
Prato com bacalhau, couves, batatas (tudo cozido) e é misturado num tacho com pão frito em azeite e muito alho.
Carne de porco cortada em pedaços. É frita no tacho de barro, ficando com molho condimentado aromaticamente com temperos de especiaria e ervas apropriadas.
Bolos secos tradicionais portugueses.
Doçaria moderna, com início nos anos 30 do século XX.
Batalha situa-se na Região Centro Litoral do país e pertence ao Distrito de Leiria. Faz fronteira com os Municípios de Leiria, Porto de Mós e Ourém e está perto de outros destinos que deve incluir na sua viagem. Conheça-os: