A gastronomia de um país é por si, cultura. E como prova disso, a UNESCO decidiu incluir na lista de Património Imaterial da Humanidade comida típica de vários países e de determinadas regiões.
Portugal está inserido na dieta mediterrânica tida como uma dieta saudável e que assegura a nossa longevidade.
Esta classificação é feita de acordo com vários critérios; o ‘sabor’, a arte e os rituais ligados às colheitas e à pesca, o processo de confecção, a história que envolve as receitas, a qualidade e diversidade dos ingredientes; como o azeite, os legumes, os queijos, o peixe fresco e os cereais e a partilha de uma refeição que é vista como uma tradição enraizada na cultura do nosso país.
Portugal tem isto tudo e muito mais!
– Temos a Cataplana utilizada para cozinhar receitas tipicamente mediterrânicas tornando-se num ícone da gastronomia portuguesa. Poderá encontrá-la em qualquer menu de restaurante à beira mar.
– Temos peixe e marisco fresco.
– Temos carnes de Denominação de Origem Protegida provenientes de raças autóctones, sendo a mais conhecida a carne de porco preto. O porco preto é criado no campo com uma alimentação exclusivamente de bolotas tornado a carne suculenta e mais saborosa. Na região do Alentejo é bastante apreciada e está na ementa de qualquer restaurante.
– Temos azeite, um produto essencial na nossa dieta que tem ganho o seu lugar em mercados internacionais.
– Temos queijo e de todos os que são produzidos em Portugal, dos cremosos aos secos, o Queijo da Serra é considerado um dos melhores. É um queijo curado, amanteigado, feito de forma tradicional e a partir de leite de ovelha, na região da Serra da Estrela.
– Temos vinho.
Portugal tem uma nova geração de enólogos e produtores com uma visão diferente no que toca à cultura da vinha e dos vinhos portugueses. Temos vinhos únicos e de grande qualidade de Norte a Sul do país. Mas todas as atenções vão para o Vinho do Porto, um clássico na casa de todos os portugueses. As suas características únicas devem-se ao solo e ao clima da mais antiga região demarcada do mundo, classificada como Património Mundial pela Unesco- o Vale do Douro! O Vinho do Porto é a prova que a união da natureza com homem pode criar produtos inigualáveis.
– Temos doçaria conventual que nasceu de receitas antigas descobertas em mosteiros e conventos dispersos por todo país.
Todas as receitas têm ingredientes em comum como o açúcar, os ovos e a amêndoa. O mais conhecido é o Pastel de Belém. Estes famosos pastéis foram confeccionados pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos que, para fazer face às suas despesas, os puseram à venda. Hoje, continuam a ser confeccionados, pelos mestres pasteleiros nos ‘Pastéis de Belém’ mantendo-se iguais até aos dias de hoje.
A Portugal Premium Tours tem um novo tour que se dedica ao vinho e à gastronomia Portuguesa. No tour Gastronomia e vinhos de Portugal vai poder provar:
– um café acompanhado de um pastel de nata.
– peixe grelhado, temperado com azeite português e alho
– vinho verde bem fresco
– uma cataplana de marisco à beira mar
– os melhores doces conventuais
– a famosa Francesinha no Porto
– um leitão assado na região da Bairrada e muito mais…
Portugal espera por si!
Portugal Premium Tours team