Em junho a temperatura sobe para os 25ºC, o verão chega e as ruas dos bairros mais típicos de Portugal enchem-se de cor!
CHEGARAM OS SANTOS POPULARES! Ao longo do País, nas noites de Santo António, São João e São Pedro o povo sai à rua, para comer, beber e divertir-se. É tradição saltar-se à fogueira e oferecer à namorada ou namorado um manjerico (planta aromática) acompanhado com uma quadra sobre o amor.
Em Lisboa, na noite de 12 de junho para 13 de junho as marchas populares alegram a Avenida da Liberdade. Centenas de marchantes desfilam pela avenida ao som de músicas populares, cor, animação e muitos espectadores!
Nos bairros típicos, como Alfama, Graça, Bica ou Mouraria a festa também é grande, as ruas enchem-se de pessoas e come-se caldo verde, sardinha assada, canta-se e dança-se noite dentro.
Também neste dia acontecem os ‘casamentos de Santo António’ promovidos pela Câmara Municipal de Lisboa, um evento de forte cariz social, que proporciona aos jovens mais carenciados um casamento abençoado pelo Santo Padroeiro de Lisboa.
No dia 13 de junho, acontece a procissão de Santo António, pelas ruas da Cidade, com início em Alfama, na Igreja de Santo António de Lisboa.
No Porto a festa também é de cor e alegria ao longo dos bairros característicos da Cidade, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira ou Massarelos.
Mas aqui, tradicionalmente o povo sai à rua, na noite de 23 para 24 de junho, com martelinhos de plástico para bater na cabeça uns dos outros. À meia-noite, em pleno Rio Douro é lançado um enorme fogo de artifício e coloridos balões de ar quente.
Manda a tradição que a noite acabe junto à praia para ver nascer o sol ou para um banho matinal.
Em várias outras zonas do País, como Sintra e Évora (ambos Património Mundial) é comemorado São Pedro a 29 de junho.