Se numa casa portuguesa há sempre pão e vinho sobre a mesa, numa casa portuguesa há também a tradição do Fado. É assim numa casa portuguesa, com certeza.
O Fado é um género musical que teve origem nas antigas colónias portuguesas como uma espécie de fanfarra. No seu regresso a Portugal, os colonos instalam-se em Alfama – bairro típico português, considerado o local do nascimento do Fado e também conhecido pelas suas casas de Fado.
Foto: REUTERS/Rafael Marchante
Inicialmente, este estilo musical começou por ser cantado em tabernas e em casas de prostituição, vulgarmente conhecidas como ‘casas de meia porta’. Contudo, não existe qualquer registo do Fado até ao século XIX, passando apenas a ser conhecido nos bairros antigos de Lisboa.
Fado significa destino e canta os encontros e os desencontros da vida, servindo-se da saudade, do amor, da melancolia e da tristeza como inspiração. Contrastando com este estado de espírito, está o ritmo da guitarra portuguesa –introduzida apenas mais tarde na história do Fado – que transmite vida, ânimo e entusiasmo. Talvez seja este contraste que torna o Fado tão especial.
Em 2011, o Fado foi classificado como Património da Humanidade, enquanto canção urbana de Lisboa, pela UNESCO.
Tipos de Fado
O Fado não é um género musical estanque, englobando mais de 140 estilos diferentes, sendo os originais: à capela, corrido e castiço.
Se o fado à capela é um tipo de fado sem nenhum tipo de acompanhamento, já o fado corrido – também conhecido apenas por fadinho – é um fado cantado e bailado, que tem a sua origem num género poético em que eram narradas histórias do quotidiano. Porém, para deixar estas histórias mais alegres, os seus intérpretes passaram também a cantar sobre momentos mais risíveis.
O fado castiço, denominado vulgarmente por fado humorístico, caracteriza-se pelo relato de histórias caricatas.
Personalidades do Fado
Maria Sereva ou simplesmente Severa, foi uma das personalidades que mais marcou a história do Fado. De origem cigana, Severa trabalhava nas ditas casas de meia porta e era contratada com frequência para cantar Fado em festas da alta sociedade portuguesa da época. Na altura as letras do Fado tendiam a passar de boca em boca e de geração em geração.
Quadro ‘O Fado’ do pintor português José Malhoa, datado do ano de 1910,. Actualmente exposto no Museu do Fado
No entanto, e com o aparecimento de Amália Rodrigues, novas músicas começam a ser compostas.
Amália Rodrigues é um dos nomes maiores do Fado e uma das cantoras mais notáveis do século XX, tendo começado a sua carreira no teatro de revista. É nos anos 50, e essencialmente através da figura de Amália, que o Fado se destaca e consolida internacionalmente.
Famous singer Amália Rodrigues
Já nos anos 90 o panorama musical do Fado começa a ganhar novos contornos e, consequentemente, novos e talentosos protagonistas. Porém, no início do século XXI através de nomes como António Zambujo, Raquel Tavares, Kátia Guerreiro, Ana Moura, Carminho, Gisela João ou Ricardo Ribeiro que o Fado atraiu gerações mais novas de ouvintes.
Internacionalmente, este género musical continua a ganhar destaque, colecionando fãs em todos os cantos do Mundo. Mariza é atualmente a voz de destaque, arrecadando vários prémios e distinções.
Conheça um dos seus maiores êxitos e deixe-se levar por uma das vozes mais reconhecidas do Fado:
A Portugal Premium tours tem o Melhor tour de Fado em Lisboa! Um tour imperdível, se procura experiências únicas e quer desfrutar da cultura portuguesa num ambiente divertido, descontraído e autêntico.
Para mais informações envie-nos um e-mail temos muitas opções e experiências incríveis em Portugal para si!
Equipa Portugal Premium Tours