A vindima em Portugal é mais do que apenas a colheita da uva. É uma festa de tradição, cores e cheiros que todos deveríamos ver uma vez na vida.
O vinho português é cada vez mais reconhecido pelo Mundo como sendo de qualidade excelente. A vindima é uma etapa essencial do processo de fazer vinho e uma atividade milenar que nos continua a encantar.
Em Portugal são vários os lugares onde pode tomar parte nesta tradição. O Alentejo, a zona de Bucelas e o Minho são bons exemplos. O Douro é um destino clássico dos vinhos, que apesar de belo durante todo o ano, atinge o seu encanto máximo na altura das vindimas.
Os trabalhadores começam o seu dia bem cedo, trabalham arduamente debaixo de sol, em dias quentes de verão, transportando cestos ora vazios ora carregados de uvas.
As uvas são colhidas para cestos ou outro tipo de recipientes que são depois levados para os tratores e transportados para as adegas, para que se comece a transformar as uvas em vinho.
Noutros tempos, a pisa das uvas era a única forma de obter este líquido precioso e conjuntos de trabalhadores passavam horas a pisar as uvas descalços. Hoje em dia ainda podemos encontrar evidências disto, mas a tecnologia veio tornar estes processos mais mecanizados e rápidos.
O processo de criar um vinho excecional como os vinhos portugueses é complexo e apenas pode ver verdadeiramente compreendido através de uma visita e partilha de conhecimentos com os técnicos.
Mais do que os processos técnicos, a vindima é uma festa, envolta numa espécie de misticismo que se associa a uma atividade milenar, que representa o sustento de muitos e nos proporciona um néctar maravilhoso – o vinho!
Conheça as nossas ofertas de tours privados de vinho e gastronomia para fique por dentro desta experiência única e maravilhosa durante a sua viagem a Portugal.