Situado nas margens do rio Tejo, Belém é um bairro histórico onde pode visitar os principais monumentos da capital. Enquanto estiver em Portugal, fazer uma visita a Belém é algo que não pode perder! Passeando pelo bairro poderá visitar muitos monumentos dedicados aos descobrimentos portugueses de grande valor histórico.
Foi em tempos uma vila rural durante a Idade Média, um lugar de herdades aristocráticas, a sede do governo após o terramoto de 1755, e até uma praia muito popular – consegue imaginar? No entanto, Belém destaca-se por ser o local onde o grande navegador Vasco da Gama partiu para descobrir a rota marítima para a Índia.
Sabia que a descoberta da rota marítima para a Índia foi uma das rotas mais notáveis da Era dos Descobrimentos? Esta rota permitiu a Portugal consolidar o seu domínio no comércio mundial. Por esta razão, foram construídos vários monumentos para perpetuar este momento ímpar da história de Portugal.
Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos não passa despercebido. Foi construído no início do século XVI, em 1501 e demorou 100 anos a ser concluído.
Foi classificado pela UNESCO como Património Mundial devido ao estilo arquitectónico desenvolvido na época, o gótico tardio português chamado Manuelino. O nome vem do nome do rei que ordenou a construção do Mosteiro e mais tarde da Torre de Belém, D. Manuel I. Este estilo, considerado único no mundo, caracteriza-se pelo uso de motivos decorativos únicos, simbolizando o poder real e relacionados com a Era dos Descobrimentos, nos edifícios.
Não se esqueça de visitar a igreja, onde encontrará os túmulos de duas figuras notáveis da época, o navegador Vasco da Gama e o poeta Luís de Camões, conhecido pela sua famosa obra literária: Os Lusíadas.
O que a maioria das pessoas não sabe é que este majestoso mosteiro foi construído no mesmo local que uma pequena capela onde Vasco da Gama e a sua tripulação rezaram por protecção espiritual antes de partirem à descoberta de novos mundos. Curioso, não é?
Torre de Belém
A Torre de Belém é sem dúvida a atracção mais conhecida de Lisboa. Foi construída entre 1514 e 1520 para proteger a entrada da cidade de possíveis ataques de piratas.
Na época, foi construída numa pequena ilha rochosa ao largo da costa, no meio do rio. Com o tempo, o assoreamento colocou a torre junto à costa, perdendo também a sua função defensiva.
Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos é outro monumento construído para celebrar a expansão portuguesa e comemorar os 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o pioneiro dos descobrimentos.
O monumento tem a forma de uma caravela com o Infante D. Henrique à proa, seguido pelas personalidades mais importantes da época, entre eles navegadores, cartógrafos, guerreiros, colonizadores, evangelistas, cronistas e artistas.
Venha connosco num tour por Lisboa e conheça um dos períodos mais fascinantes e importantes da história portuguesa. Sem esquecer os famosos e saborosos ‘Pastéis de Belém’. Afinal, quem não gosta de um doce depois de um longo dia de caminhada?
Navegue pelo nosso site , temos muitos tours privados por onde pode escolher ou envie-nos um e-mail para criar um programa único e repleto de experiências incríveis em Portugal!
Portugal Premium Tours team.