Se já teve oportunidade de visitar as ruas de Portugal decerto que se deparou com áreas pedonais, praças, parques e pátios pavimentados em tons de branco e preto. A esse tipo de pavimento, típico de Portugal, dá-se o nome de Calçada Portuguesa!
A Calçada Portuguesa é uma das mais antigas tradições Portuguesas. Esta arte originária de Portugal surgiu no séc. XIV pela mão de D. Manuel I que marcou o início do calcetamento das ruas de Lisboa, tendo-se espalhado rapidamente pelo País e colónias, aliando-se o sentido artístico a um conceito de funcionalidade.
Esta arte tradicional resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, de calcário e basalto, que são usadas para formar padrões decorativos pelo contraste criado pelas pedras brancas e pretas.
O seu conceito está associado ao romantismo, à afirmação do nacionalismo, à exposição de marcos da história de Portugal e à constituição da identidade nacional.
Na calçada Portuguesa são utilizados diversos elementos decorativos tradicionalmente Portugueses relacionados com actividades sócio económicas e, sobretudo com a época dos Descobrimentos Marítimos. É frequente encontrar-se, em Portugal, pavimentos ilustrados com peixes, frutos, ondas do mar, estrelas entre muitos outros elementos.
Aqueles que se dedicam a esta forma de expressão tipicamente Portuguesa são chamados de ‘mestres calceiteiros’ e fazem desta arte uma verdadeira obra-prima, cheia de história para contar!
Para descobrir mais sobre Portugal aceda ao nosso site e fique a conhecer os passeios que temos para lhe oferecer!