Viajar sozinho é definitivamente um risco que vale a pena tomar. Pode parecer uma ideia estranha inicialmente, mas viajar sem companhia pode ser uma experiência que mude a sua vida. Quando viaja sozinho, tem a oportunidade de descobrir o seu verdadeiro eu, de recarregar energias, de refletir e pensar sobre a sua vida. É uma experiência de vida que certamente irá recordar para sempre.
Caso esteja a pensar aventurar-se sozinho por Portugal, aqui estão alguns conselhos que podem ser muito úteis nesta viagem para se conhecer a si mesmo e a este pequeno país deslumbrante:
1. Visite locais menos conhecidos
Ao fazer uma viagem sozinho, terá a oportunidade de escolher o destino que mais lhe agrada. Portugal está a tornar-se um destino bastante conhecido, no entanto ainda não está completamente cheio de turistas. Mesmo durante o verão, muitos lugares não estão lotados com pessoas. Assim, talvez esta seja uma boa opção para a sua aventura, se sonha com um país cheio de sol, acolhedor e muito bonito. Alguns lugares incríveis pouco visitados que poderá encontrar são: Nazaré, Monsanto, Guimarães, Aveiro, Odeceixe e Marvão.
2. Recorra a um guia local
Se espera visitar os lugares que os locais frequentam, deverá sem dúvida considerar em ter um guia local. Isto não significa que não poderá fazer o que quiser, quando quiser. Significa que terá a oportunidade de aprender mais, ver mais e de conhecer alguém do país que está a visitar. Os guias irão certamente partilhar curiosidades sobre o país, explicar-lhe algumas das tradições do país e até mesmo levá-lo a lugares que não iria encontrar explorando os locais sozinho.
3. Envolva-se na cultura do país
Deseja vivenciar de forma autêntica outra cultura? Se é um apaixonado por monumentos, gastronomia, livros, arte, desporto, natureza e muito mais, então Portugal é o lugar certo para si. A cultura portuguesa é muito vasta, antiga, e tem ainda um leque imenso de histórias engraçadas. Além disso, os portugueses orgulham-se da sua história e das suas origens, por isso, visitar este país é uma experiência transversal, onde terá a oportunidade de ver o património Português fundir-se harmoniosamente com o modernismo.
4. Procure conhecer pessoas
Numa viagem assim, onde irá explorar novos lugares, não terá apenas a oportunidade de se descobrir a si mesmo. Terá também a oportunidade de fazer amigos de lugares distantes, pessoas com quem nunca se cruzaria se não fosse por uma aventura destas. Muitas pessoas são fiéis às suas tradições, religiões, ou opiniões, mas talvez depois de uma grande aventura juntos, tornar-se-ão os amigos mais improváveis. Ao visitar outros países, é fundamental que mantenha uma mente aberta, pronto para abraçar outras visões e culturas, de maneira a criar memórias maravilhosas para o resto da vida.